A proposta pedagógica fundamenta-se nos princípios expressos no Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino em parceria com a proposta pedagógica da Rede Pitágoras, Sistema Educacional de Ensino.
Na etapa da Educação Infantil, os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada, relacionados entre si, para que as crianças possam compreender a complexidade da realidade. As atividades devem ser bem planejadas e seqüenciadas para alcançarem os objetivos propostos
O planejamento desenvolvido através de projetos tem sido considerado como a melhor forma de apresentar a realidade para as crianças, pois as áreas do conhecimento são integradas para a exploração dos assuntos significativos e desejados por elas. Os projetos podem se originar de brincadeiras, de leitura de contos infantis, de um problema surgido em classe, de uma curiosidade a satisfazer ou de um alvo que se quer alcançar. Precisam ser planejados desde o início com as crianças, tendo como ponto de partida seu conhecimento prévio sobre as questões a resolver. As hipóteses levantadas indicarão as etapas seguintes na busca das informações necessárias.
Os conhecimentos adquiridos devem ser sempre socializados e diferentes formas de apresentá-los podem ser utilizadas: em painéis, murais, portfólios, registros escritos, fotografados, etc.
GRADE CURRICULARI - identidade e autonomia
II - linguagem oral e escrita
III - natureza e sociedade
IV - musicalização
V - artes visuais
VI - matemática
VII - movimento
A proposta pedagógica fundamenta-se nos princípios expressos no Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino em parceria com a proposta pedagógica da Rede Pitágoras, Sistema Educacional de Ensino.
Este estabelecimento de ensino possui, desde o ano de 2004, parceria com a Rede Pitágoras, Sistema Educacional de Ensino, utilizando suas coleções de Livros Didáticos e, participando com seus Educadores e Funcionários dos Programas de Formação e de Avaliação oferecidos nesta parceria.
A composição curricular abrange o estudo da: Língua Portuguesa, da Matemática, o Conhecimento do Mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
Arte, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna, Ensino Religioso, Empreendedorismo e ética são componentes curriculares, ministrados de acordo com a proposta pedagógica da escola em parceria com a Rede Pitágoras.
A Avaliação se pauta no acompanhamento, registro e reflexão acerca do desenvolvimento do educando, de suas diferenças culturais e de evolução, processo embasador do repensar do Educador sobre o seu fazer pedagógico.
Ela configura-se como processo global cumulativo, constante e contínuo do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais, independentemente do respectivo tratamento metodológico, visando sempre à qualidade do ensino e ao desenvolvimento do educando.
Proposta pedagógica fundamenta-se nos princípios expressos no Projeto Político Pedagógico deste estabelecimento de ensino em parceria com a proposta pedagógica da Rede Pitágoras, Sistema Educacional de Ensino.
Este estabelecimento de ensino possui, desde o ano de 2004, parceria com a Rede Pitágoras, Sistema Educacional de Ensino, utilizando suas coleções de Livros Didáticos e, participando com seus Educadores e Funcionários dos Programas de Formação e de Avaliação oferecidos nesta parceria.
Os currículos do Ensino Fundamental, do Colégio Monsenhor Quércia tem uma Base Nacional Comum, a ser complementada por uma Parte Diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Os currículos abrangem, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o Conhecimento do Mundo Físico e Natural e da Realidade Social e Política, especialmente do Brasil.
A Avaliação deve estar integrada a todo processo educacional e entendida como principal fonte de informação e referência para a (re) formulação de ações pedagógicas que visem à formação global do aluno.
No Ensino Fundamental, a avaliação configura-se como processo global cumulativo, constante e contínuo do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais, independentemente do respectivo tratamento metodológico, visando sempre à qualidade do ensino e ao desenvolvimento do educando.
C simulado consiste numa prova, sempre objetiva, para os alunos do 5º ano ao 9º Ano, em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês, onde o aluno recebe uma nota de aproveitamento de zero (0) a dez (10) e a nota é somada a outros instrumentos de avaliação.