Nossa História

Madalena Gabriela de Canossa, fundadora das Irmãs Canossianas,(Verona/Itália – 1774-1835) é chamada a dirigir uma “Escola de Caridade”. Madalena nunca havia entrado numa escola pública, fora instruída no palácio. Porém, procura conhecer e visita institutos de educação já aprovados. "Escola da Caridade" na mentalidade da época significava ensinar gratuitamente a ler, escrever e a fazer contas. Porem para Madalena isso assume um significado muito mais rico e profundo. "Escola de Caridade" era ambiente de formação.

Em 1801, sete anos de nascer o Instituto das Filhas da Caridade, escreve à amiga Carolina Durini: "Recolher Meninas parece-me uma coisa pequena e que se pratica em muitos lugares, mas educá-las bem e ver o bom êxito daquelas que sairam dos orfanatos, com a finalidade de fazê-las Cristãs e mães de família, aqui não o vemos frequentemente: parece-me que a culpa seja a falta de pessoas que se dediquem a educação por amor a Deus e por Vocação".

Colégio Monsenhor Quércia "Canossianas"

O Colégio Monsenhor Quércia foi fundado em março de 1960.

É mantido pela Associação Madalena de Canossa e possui o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, além dos títulos de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal.

Colégio assume os fins da Educação Nacional firmados na Constituição da República Federativa do Brasil, na Constituição do Estado de São Paulo e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, propiciando ainda uma educação inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana.

Na época da sua fundação, o Colégio foi criado para responder aos apelos da comunidade, formada por famílias de baixa renda, em sua maioria lavradores. Era grande o número de crianças, adolescentes e jovens fora da escola e expostos a várias situações de risco.

Nesse contexto social, caracterizado pela pobreza, miséria material, cultural e moral surge a Educação Canossiana, que tem como finalidade a promoção integral e harmoniosa da pessoa, oferecendo assim a formação necessária para o exercício da cidadania e da competente atividade profissional, proporcionando assim condições para o aluno desenvolver habilidades intelectuais por meio do conhecimento físico, social, lógico e de representação.

A Instituição possui desde o ano de 2004, parceria com a Rede Pitágoras, Sistema Educacional de Ensino, utilizando seus livros didáticos e participando, com seus educadores e demais funcionários dos programas de formação e de avaliação oferecidos nesta parceria.

Baixe aqui o regime escolar